top of page
Buscar

O ego e a sombra

Foto do escritor: Equipe ENE Equipe ENE


Papel do ego é encontrar o equilíbrio e fazer a interação entre a mente inconsciente e a mente consciente, com o objetivo de proporcionar prazer ou aliviar a dor.


O ego é nossa parte que interage de forma consciente e procura atender todo nosso sistema de crenças.


O sistema de crenças de uma pessoa é desenvolvido desde o início da sua vida e formado a partir dos valores morais reconhecidos e assim forma-se a mentalidade que ela possui com relação a tudo – trabalho, sociedade, família, prosperidade, espiritualidade, etc.


O que não couber dentro deste sistema é rejeitado, suprimido e jogado para o inconsciente como sombras.


O ego forma uma barreira. Quanto menor for a expansão do sistema de crenças, maior será a barreira do ego e quanto mais expandido menor será a repressão e formação de sombras.


Quanto maior a expansão do sistema de crenças, maior a consciência.

Para expandir o sistema de crenças é preciso estar disposto a olhar cuidadosa e honestamente para si, avaliar emoções, sentimentos e a interação com os ambientes.

Permitir-se expandir a visão de mundo. Expandir a compreensão, eliminar julgamentos, praticar a empatia, aumentar conhecimentos, ajudar mais, amar mais.

Ter comportamentos e fazer escolhas conscientes.


Não existe evolução sem consciência. Não existe iluminação sem consciência.


A sombra só existe onde não há consciência.

Com amor,

Valeria Campos


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page