• Equipe ENE

O que é Constelação Familiar?

Atualizado: 7 de Jul de 2019



Constelação Familiar? Mas o que é isso? Tem a ver com Astrologia? É árvore genealógica? Pois é, realmente é um termo que abre asas para a imaginação e que poucas pessoas conhecem. Mas as que conhecem sabem o poder que essa ferramenta poderosa tem no processo de transformação.


Bom, é muito importante fazermos as honras e citar Bert Hellinger, psicanalista alemão criador da CF, que através de suas práticas e estudos clínicos, observou que nascemos dentro de um sistema familiar, e que quando algum evento traumático acontece nesse sistema, como mortes violentas, suicídios, abortos, falências e etc., podemos encontrar estes mesmos eventos repetidos no passado. É um ciclo que se repete através de uma teia energético onde estão ligados todos os pertencentes àquele sistema familiar. É aí que entra a Constelação, que tem por objetivo suavizar e desfazer estes emaranhados, devolver ao passado o que é dele, honrar nossos antepassados e proteger nossos descendentes. Pra que este sistema familiar possa ter uma dinâmica saudável, a constelação segue três fatores:


1º) A ordem natural: é importante dentro de um sistema que a ordem natural seja respeitada, ou seja, quem vem primeiro dentro de um sistema merece por honra o seu devido lugar, pois graças a ele, você pode fazer parte deste sistema. Por exemplo: no trabalho, quando um novo funcionário é admitido, ele deve respeitar e entender as pessoas que fazem parte desse sistema que já existiam antes dele fazer parte.


2º) O equilíbrio entre o dar e tomar: nenhum sistema existente consegue existir em desequilíbrio. Assim como tudo na natureza, é necessário um equilíbrio entre as relações, onde uns tomam e outros dão e vice-versa. Por exemplo: um casal onde o homem se torna o provedor, coloca a mulher numa posição de tomadora. E para uma dinâmica saudável de um casal, tem que haver concessões, equilibrando a relação entre o dar e tomar.


3º) O vínculo e pertencimento: para sistemas familiares os vínculos precisam ser sempre pelo amor, respeito e honra. Você faz parte de uma ancestralidade que hoje se resume em você. Negar suas raizes é negar a sua própria existência e, infelizmente, é o que mais tem acontecido nos momentos atuais. Relações de ódio, rancor, culpa, tem predominado de certa forma a sociedade.


Mas como isso funciona na prática? Aí que vem a complexidade da CF. Imagina uma família com Pai, Mãe e dois filhos homens. O primogênito odeia o Pai pela traição que fez com a Mãe. O caçula acha a Mãe culpada por ter sido a vida toda submissa ao Pai. Pelas três leis citadas acima, você acha que tem alguma chance desse sistema estar em equilíbrio? Muito difícil.


Digamos que essa Mãe procura uma sessão de CF, querendo constelar a sua família. Nessa sessão existem outras pessoas que estão ali somente para representar possivelmente os membros da família desta Mãe. O constelador conversa com ela até chegar no ponto central do problema. Através de um campo morfológico (campo de organismos vivos), o constelador utiliza a abordagem sistêmico-fenomenológica, ou seja, atribui a cada pessoa presente a representação de um membro da família, onde essas pessoas irão apenas representar o que este “campo” pede. Estas demonstram movimentos, sensações, gestos, expressões que permitem ao constelador aplicar as leis, reequilibrando assim o sistema. Esse campo, na verdade, é a representação literal da família dessa mãe.


Sim eu sei, muita informação! Como sempre digo, a constelação é 100% prática. Não tem como teorizar. Até mesmo porque na representação, ela acontece na ação, que é exatamente aonde a nossa vida acontece.


Hoje se inicia uma série de textos que explicarão de forma prática e realista o que é a constelação, como funcionam suas leis e as sessões, assim como seus benefícios, que na minha opinião e experiência, são muitos.


Gus Souza


➡️ Hipnoterapeuta Avançado OMNI 🕵️‍♂️ ➡️ Coach da Mente💡 ➡️ Constelador Familiar 👨‍👩‍👧‍👦 ➡️ Decodificador do Corpo 👫 Instagram: @gushipnoterapeuta

www.facebook.com/gushipnoterapeuta


#constelação #gussouza #escoladanovaenergia

77 visualizações

Doe para os irmãos animais

© 2019 por Escola da Nova Energia.

WhatsApp-icone.png
  • Twitter Esc. Nova Energia
  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

ESCOLA DA NOVA ENERGIA

RUA ATLÂNTICA, 612B - JARDIM DO MAR - SBC - SP

CEP 09750-480

55 11 991129167