Equipe ENE
Empatia
A empatia é uma habilidade que deve ser desenvolvida a cada dia.
É a partir dela que podemos nos sentir conectados uns aos outros e com toda a vida do planeta.
Sentir a dor com o outro (humano ou não humano) é uma forma de reconhecimento das fragilidades que decorrem do viver. Se apreciamos a vida, queremos preservá-la, então, em uma reflexão profunda sobre o tema, reconheço na empatia o apreço pela vida; ao ponto de fazer vivenciar sentimentos como angústia, tristeza, pesar, aflição, agonia, mediante aquilo que acomete ou ameaça o equilíbrio necessário às experiências positivas do viver.
É preciso estar disposto a isso.
Nas relações humanas, empatia é total acolhimento sem julgamento. É compreender que existem emoções, sentimentos, afetos na outra pessoa.
Não se trata de concordar ou discordar e sim apenas de reconhecer os sentimentos do outro.
É como dizer: se você está dizendo que dói ou demonstrando a sua dor, eu acredito.
Simples assim.
É preciso ter muita sensibilidade para perceber que existem razões nas expressões do outro que não precisamos conhecer para sermos empáticos. Só precisamos acolher.
É olhar para o outro com amor. O olhar que demora até sentir o sentimento com o outro. Sem julgar, sem minimizar, sem querer controlar ou mudar. Apenas sentir a dor com o outro.
Até poder dizer:
- Eu não sei nada sobre a sua dor. Eu não sei nada sobre as suas razões, mas, se você diz que dói ou demonstra sua dor, eu acredito; e sinto a dor com você.
Empatia é sentimento compartilhado.
Não existe consciência de unidade sem empatia.
Com amor,
Valéria Campos
Equipe Hélio Couto
Comments